Translate

Cinema com os Índios Kaingang



Desde final de 2013 estamos desenvolvendo filmagens junto aos Kaingang da Terra Indígena Apucaraninha, que fica nos limites do município de Tamarana e Lerroville (distrito de Londrina-PR). Em 2014 fomos contemplados no programa federal 'Pontos de Memória" (programa desenvolvido e financiado pelo Instituto Brasileiro de Museus - IBRAM /  MinC), em parceria com a Associação da T.I. Apucaraninha.

A partir de 2014, entramos em parceria com a COPEL (Companhia Paranaense de Energia) que paga indenização aos indígenas por uso e danos históricos em suas terras e por isso tem de financiar projetos na aldeia, e fomos convidados pelos gestores desses recursos de indenização a ampliar nosso projeto na aldeia. Desde então, estamos trabalhando com oficinas de criação audiovisual para uma turma de 8 kaingangs, onde trabalhamos conceitos técnicos e filosóficos do mundo audiovisual e também discussões conceituais sobre a memória comunitária e do povo indígena.

Nosso projeto prevê que esta equipe, coordenada pelo cineclube Ahoramágica, irá realizar obras cinematográficas (documentários) sobre o cotidiano, a tradição e a memória do povo Kaingang. Até meados de 2015 já apresentaremos os primeiros filmes que já estão começando a ser pensados e filmados.

O projeto é coordenado por Luis Henrique Mioto, Rafael Rosa e Eduardo Tardeli, com  o apoio da Associação dos Moradores da T.I. Apucaraninha e de Franciele Alves (Analista Socioambiental da COPEL).

Abaixo postamos algumas fotos das oficinas, que estão ocorrendo duas vezes por semana dentro da T.I Apucaraninha (clique nas fotos para ampliar):

















Nenhum comentário: